| hmin
O Japão poderia lançar uma ação militar contra a Coréia do Norte se tivesse provas de que o país comunista estaria pronto para usar seus mísseis balísticos, disse nesta quinta, dia 13, o ministro japonês da Defesa, Shigeru Ishiba.
– Será tarde demais se (um míssil) voar em direção ao Japão – disse Ishiba. – Nossa nação vai usar a força militar como medida de autodefesa se (a Coréia do Norte) começar a recorrer a armas contra o Japão.
Segundo o ministro, a colocação de combustível em um míssil apontado para o Japão já pode ser considerada o começo de um ataque. Ishiba evitou o uso da expressão "ataque preventivo''. Segundo a interpretação mais corrente da Constituição pacifista japonesa, o país só pode recorrer à guerra como meio de autodefesa. Conhecido por suas tendências belicistas, Ishiba defendeu também que o Japão desenvolva um sistema de defesa antimísseis em conjunto com os Estados Unidos.
Ao contrário de vários outros países, o Japão evitou críticas ao projeto norte-americano de um sistema nacional de defesa antimísseis. Esse sistema pode ser adaptado para proteger também os soldados norte-americanos na Ásia e os países aliados de Washington no continente. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.